
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Christoph Willibald Ritter von Gluck (1714-Erasbach bei Berching/Oberpfalz-1787-Viena) foi um dos mais importantes compositores de seu tempo. Foi considerado o grande reformador da ópera clássica por equilibrar a importância da música e da ação dramática, e sua ópera “Orfeu e Eurídice” é a obra mais representativa dessa tendência. Foi escrita originalmente em 1762 e apresentada em Viena, cantada em italiano, com o castrato Guadagni no papel principal.
Em 1774 o compositor reelaborou a obra para ser cantada em língua francesa na Ópera de Paris, com um tenor no papel principal. A lenda de “Orfeu e Eurídice” é relatada nas “Geórgicas” de Virgílio, e foi utilizada como argumento de várias outras óperas na história da música, desde “Orfeo” de Monteverdi (1607) até Offenbach, com sua opereta “Orfeu no Inferno” (1858).Personagens: ORFEU (contralto), EURÍDICE (soprano) e AMOR (soprano); coro de pastores e pastoras, companheiros de Orfeu; fúrias e espectros do reino dos mortos e coro das almas bem-aventuradas do Elísio. Ato I. A Abertura da ópera, eufórica e animada na tonalidade de do maior contrasta com a primeira cena, onde Orfeu chora a morte de Eurídice junto a seus companheiros. Orfeu, solitário, canta sua dor na ária “Chiamo il mio ben così”, escutando o eco de seu canto que ressoa pelos vales. Então entra Amor, esse personagem misterioso, personificação de um sentimento tão controverso em forma humana. Amor anuncia que Orfeu alcançou a piedade de Zeus, e terá a permissão para entrar no reino dos mortos para buscar sua amada, enfrentando as fúrias e espectros do inferno com sua música, com a condição de não olhar para ela antes de atravessar o Stix, o rio que separa o reino dos vivos do reino dos mortos na mitologia grega. Esta condição representa um desafio mortal, pois se Orfeu não suportar ficar sem vê-la, ou tentar explicar porque não pode fazê-lo, ela morrerá imediatamente. Decidido a buscá-la, Orfeu parte para o mundo das trevas. Ato II.
Orfeu entra no inferno, ameaçado pelas fúrias e espectros de Hades, que revoltam-se com a entrada de um mortal, incitando Cérbero, o monstruoso cão de três cabeças que guarda o mundo dos mortos. Orfeu toca sua harpa misteriosa e canta para acalmar as almas perdidas, para que permitam que ele atravesse o Hades em direção ao Elísio. As fúrias perseguem Orfeu, e respondem com um sonoro “Não!” aos seus apelos. Mas aos poucos a música de Orfeu vai dominando os espectros e fúrias, que permitem que ele atravesse o mundo das trevas em direção ao Elísio, o Vale dos Bem-Aventurados. Ao chegar lá, Orfeu fica maravilhado com a beleza do vale, cantando a ária “Che puro ciel”, acompanhado com doçura por um trio de instrumentos solistas: violoncelo, flauta e oboé. Em seguida o coro das almas abençoadas entoa um canto de louvor seguido do famoso solo de flauta na Pantomima, quando Eurídice surge novamente. Agora Orfeu deve levá-la, sem poder olhar para ela. Ato III. Inconformada com a aparente indiferença na atitude de Orfeu, que não olha para ela durante a caminhada, Eurídice revolta-se e inicia uma grande discussão, que culmina com o dueto “Vieni, appaga il tuo consorte”, que é um retrato extremamente atual da falta de compreensão entre um casal. Em seguida Eurídice canta sua ária “Che fiero momento”, onde proclama seu veredito – a morte é melhor do que a indiferença de seu amado. Orfeu, atordoado, não suporta a pressão de Eurídice, e volta-se a ela tomando-a nos braços. Eurídice sofre então o castigo da morte. Orfeu então canta a ária mais famosa da partitura “Che farò senza Euridice”, um lamento desconsolado, com sua amada, sem vida, em seus braços. Comovido pela dor de Orfeu, Amor entra mais uma vez em cena, e com seu toque devolve a vida à Eurídice. Entram os amigos de Orfeu em festa, e começa um bailado. Todos juntos cantam então um hino de júbilo, celebrando a vitória de Amor e dos amantes.
FICHA TÉCNICA
Orfeo Kismara Pessatti contralto
Euridice Gabriella Pace soprano
Amor Edna D’Oliveira soprano
Marcelo Barboza flauta
Sexteto de solistas
Martin Tuksa 1o violino
Laércio Signorelli Diniz 2o violino
Alexandre Zappelini de Leon 1a viola
Raiff Dantas Barreto 1o violoncelo
Valerie Ann Albright 1o contrabaixo
Mutsuko Miwa cravo
Direção Musical e Regência Nicolau de Figueiredo
Concepção e Direção Cênica Antônio Araújo
Cenografia André Cortez
Figurinos Chris Aizner e Nilton Aizner
Iluminação Guilherme Bonfanti
Coreografia Alejandro Ahmed
Coordenação de Produção do TMSP Rosa Casalli
Coral Paulistano
Regente Titular
Tiago Pinheiro
Regente Assistente
Nibaldo Araneda
Pianistas
Renato Figueiredo
Rosana Civile
Sopranos
Aymée Wentz
Dora Poriete Barreto
Eliane de Aquino
Hye Kyung Hong Kim
Luciana de Aguiar Crepaldi
Ludmila de Carvalho
Marly Jaquiel Ramos
Narilane Camacho
Raquel Manoel
Rosemeire Moreira
Vanessa Mello de Souza
Zoe Clare Ramsden
Contraltos
Aline Réa
Andréia de Abreu
Anita Deixler
Lucia Peterlevitz
Maria Lucia Waldow
Mitsue Sakamoto
Renata Mumme Pesciotto
Samira Kalil Rahal
Silvana Ferreira
Tânia Viana
Vivian Delfini
Tenores
Alexandre Bialecki
Danilo Stollagli
Fabio Diniz
Helder Savir
José Antonio Palomares
Fernando Mattos
Pedro Vaccari
Ricardo Iozi
Sérgio Wernec
Baixos
Ademir da Costa Silva
André Aguiar Angenendt
Jonas Mendes
José Maria Cardoso
Josué Alves Gomes
Marcelo Santos
Paulo Menegon
Paulo Rocha Vaz
Xavier Silva
Inspetor
Dilson Corrêa
Montador
Ivo Barreto
Regente Assistente
Tiago PInheIro
Pianistas Preparadores
Paulo Almeida
Rosana Civile
Renato Figueiredo
Bailarinos e Atores Contratados Para Esta Produção
Alessandro Aguipe
Alexandre Magno
Alexandre Zampieri
Andrea Martins
Bruno Moreno
Carolina Splendore
Darilene da Silva Castione
Eliane Liberato
Eros Valério
Felipe Milani
Fernanda Galinski Lion
Fernanda Raquel
Gisely de Aquino
Isabella Gonçalves
Juliana David
Katherina Tsirakis
Lucas Iglessias
Mariana Costa
Marta Alicia Plaul
Nayara Zattoni
Rafael Sertori
Rosa Alcalde
Silvia Suzy
Walmir Heron Biella
Bailarinos de Cursos Livres da Escola De Dança De São Paulo
Adriana Pio Santos
Alessandra Helena P. de Souza
Cynthia Camargo de Barros
Cynthya Diniz Quaio
Izabel Satie Ando
Samira Sahd Afonso
Equipe Teatro Da Vertigem
1a Assistente de Direção Cênica e Direção de Produção
Eliana Monteiro
2a Assistente de Direção Cênica
Carolina Mendonça
Assessoria Teórica
Antonio Duran
Assessoria De Interpretação
Isabel Setti
Direção De Produção
Roberta Val
Produção Executiva
Beatriz Cyrineo
Visagista
Siva Rama Terra
Criação De Vídeos
Grissel Piguillem Manganelli
Fotógrafo
Flávio Portela
Cenografia
Assistente De Cenografia
Amanda Antunes
Adereços
César Rezende de Santana (Basquiat)
Cenotécnicos
Gerson Rodrigues Lázaro Ferreira
Equipe De Construção De Cenário
Gilvaldo Ramos (Amendoim)
Gabriel Souza De Oliveira (Bebê)
José Luis Teles (Boca)
Luis Carlos De Oliveira (Carlinhos)
Josué Fernandes
Marcos Caporice Chacon
Matheus Ferreira
Moisés Tenório
Carlos Ávila (Português)
Robson Pereira
Iluminação
Rafael Souza Lopes
Assistente De Iluminação
Programador De Mesa
Pedro Leonardo
Equipe De Montagem
Fernando Rossini
Kuka Batista
Luís Alexandre da Silva
Pedro Castagna
Renato do Amparo
Estagiários
Flávio M. Silva Jr.
Adriana Marques
Figurinos
Marcos Januário
Milton Fucci
Assistentes De Figurino
costureiras
Dilma Oliveira
Dirlene Emílio
Eliane Gomes da Silva
Judite de Lima
Josefá Gomês
Lecy Andrade
Adereços
Igor
Alfaiate
Miguel Darrua
Pintura De Figurino
Michele Rolandi
Visagismo
Equipe De Maquiagem E Cabelo
Ebony
Bianca Chinaglia
Júlia Klemz
Rosemary Paiva
Joana Botelho
Luísa Dalé
Aninha Baptista
Paula Munarin
Alessandra Azambuja
Carola Rosa Bassarani
Projeção dos vídeos
TA4 Produções
Alberto Cardoso Nekrassius (TINHO)
Edson Dias Montes
Carlos Eduardo De Souza
Técnicos Contratados Para Esta Produção
Direção De Palco
Flávia Furtado
Assistente Administrativo De Produção
Aelson Lima
Assistentes De Produção
Felipe Costa
Mariana Luna
Apoio De Produção
Laura Carolinah
Mirela Lima
Serviço De Copa
Aparecida Rodrigues da Silva
Magna Maria de Lima
Maquinistas e Contrarregras
Alexandre Rodrigues
Albert Boca
Renato Matias
Elton Guimarães
Danilo Ribon
Jesus Cristiano
José Maria dos Santos
Luciana Cuono
Hercules Araújo Moreira
Xande Campos
Márcio Batista
Thiago Lima Souza
Camareiras
Andressa Portezah
Bárbara Herrera
Cleusa Bonfitto
Déborah Zatz
Fabiane de Almeida
Eliana Oliveira
Juliana de Oliveira
Kelly Cristina da Silva
Priscila Ortencio
Rosa Passe
Legendas
Concertato
Assessoria De Imprensa
Pool De Comunicação
Produção Do Tmsp
Assistente De Produção
Pedro Guida
Equipe de Palco do TMSP
Coordenador
Lauro Lemes
Chefe da Cenotécnica
Aníbal Marques (Pelé)
Chefe de Palco
Sidnei Garcia da Fonseca
Técnicos de Palco
Edson Astolfi
Jesus Armando Borges
João Batista B. da Cruz
Jorge R. do Espírito Santo
José Muniz Ribeiro
Luis Carlos Leão
Wilson José Luiz
Contrarregras
Marcelo Cavalcante Bessa
Diogo Viana da Cunha
Chefe De Som
Sérgio Luis Ferreira
Operador De Som
Kleber Marques Vaz
Chefe De Iluminação
Roberto Fernandes de Paiva
Iluminadores
Eduardo Vieira de Souza
Anselmo Plaza
Rafael Leonid Plaza
Yuri Melo
Central De Produção Chico Giacchieri
Elisa Gaião Pereira
Ivani Rodrigues Umberto
Marcela de Lucca M. Dutra
José Pereira
José Carlos Souza
José Lourenço
Camareiras
Leonor Oliveira Guerra (Chefe)
Ana Maria S. Domingues
Maria Cândida Pereira Pires
Isabel Rodrigues Martins
Maria Gabriel Martins
Arquivo Artístico Do TMSP
Coordenadora
Maria Elisa Peretti Pasqualini
Assistente
Catarina Fernandes Oliveira
Arquivistas
Giancarlo Carreto
José Consani
Leandro J. Silva
Copista
Ana Cláudia Oliveira
Cerimonial do TMSP
Maria Rosa Tarantini Sabatelli
Coordenação de Programação do TMSP
João Malatian
P R O G R A M A
Desenvolvido pela Seção de Redação Artística e Programação Visual do TMSP
Design Gráfico e Revisão
Eduardo Freire
Orquestra Sinfônica Municipal
Regente Titular
Abel Rocha
Regente Assistente
Luís Gustavo Petri
Gerente da Orquestra
Clarisse De Conti
Primeiros-Violinos
Pablo De León (Spalla)
Martin Tuksa (Spalla)
Maria Fernanda Krug
Fabian Figueiredo
Adriano Mello
Fábio Brucoli
Fábio Chamma
Fernando Travassos
Francisco Ayres Krug
Graziela Rodrigues
Heitor Fujinami
John Spindler
José Fernandes Neto
Mizael da Silva Júnior
Paulo Calligopoulos
Rafael Bion Loro
Rodrigo Monteiro Braga
Sílvio Balaz
Segundos-Violinos
Andréa Campos*
Laércio Diniz*
Nadilson Gama
Otávio Nicolai
Alex Ximenes
André Luccas
Angelo Monte
Edgar Montes Leite
Evelyn Carmo
Liliana Chiriac
Oxana Dragos
Ricardo Bem-Haja
Sara Szilagyi
Ugo Kageyama
Violas
Alexandre de León*
Silvio Catto*
Abrahão Saraiva
Tânia de Araújo Campos
Adriana Schincariol
Antonio Carlos de Mello
Eduardo Cordeiro
Eric Schafer Licciardi
Marcos Fukuda
Roberta Marcinkowski
Violoncelos
Mauro Brucoli*
Raïff Dantas Barreto*
Cristina Manescu
Ricardo Fukuda
Flávia Scoss Nicolai
Gilberto Massambani
Iraí de Paula Souza
Joel de Souza
Maria Eduarda Canabarro
Sandro Francischetti
Teresa Catto
Contrabaixos
Rubens De Donno*
Valerie Albright
Mauro Domenech
Ivan Decloedt
Miguel Dombrowski
Ricardo Busatto
Sanderson Cortez Paz
Sérgio Scoss Nicolai
Walter Müller
Flautas
Cássia Carrascoza*
Marcelo Barboza*
Carmen Garcia
Cristina Poles
Marco Cancello
Oboés
Alexandre Ficarelli*
Rodrigo Nagamori*
Giane Martins
Marcos Mincov
Roberto Araújo
Clarinetes
Otinilo Pacheco*
Luís Afonso Montanha*
Diogo Maia Santos
Domingos Elias
Marta Vidigal
Fagotes
Ronaldo Pacheco*
Marcos Fokin*
Fábio Cury
Marcelo Toni
Osvanilson Castro
Sérgio Gonçalves
Trompas
André Ficarelli*
Angelino Bozzini
Daniel Misiuk
David Misiuk
Deusenil Santos
Rogério Martinez
Vagner Rebouças
Thiago Ariel**
Trompetes
Fernando Guimarães*
Marcos Motta*
Breno Fleury
Eduardo Madeira
Paul Mitchel
Trombones
Roney Stella*
Gilberto Gianelli*
Hugo Ksenhuk
Luiz Cruz
Marim Meira
Tuba
Gian Marco De Aquino
Harpa
Angélica Vianna
Rafaela Lopes**
Piano
Cecília Moita
Tímpanos
Marcelo Camargo
Percussão
Marcelo Camargo*
Magno Bissoli
Paschoal Roma
Reinaldo Calegari
Sérgio Coutinho
Assistente
Yara De Melo
Inspetor
Carlos Nunes
Montadores
Ari Cassiano
Paulo Broda
Vitor De Oliveira