A MONTAGEM
A encenação de Dido e Enéias na Central de Produção do Teatro Municipal foi a primeira experiência do diretor Antônio Araújo e do Teatro da Vertigem com ópera. No entando, a concepção ciêncica da montagem teve relação direta com os outros trabalhos do grupo. Como nas outras peças a intenção foi estabelecer um diálogo entre a história contada e o espaço da apresentação. Dessa forma, a finalidade do ambiente - um lugar de construção, confecção e armazenamento de cenários, figurinos e adereços - foi levada pelo grupo para o primeiro plano. Ferramentas e aparelhos utilizados no dia-a-dia da Central de Produção foram integrados à encenação e elementos em estado bruto, como pedaços de madeira, ferro, plástico, ganharam papel de objetos de cena.
RESUMO DA ÓPERA
No primeiro ato, a rainha de Cartago, Dido, é aconselhada por sua aia, Belinda, a esquecer suas tristezas. A rainha está sofrendo com a situação do príncipe Enéas, que durante uma viagem pelo Mediterrâneo foi arrastado por uma tempestade até a costa da África. Enéas é trazido diante da rainha e entre eles surge uma grande afinidade, mas Dido tem maus presságios. O segundo ato se passa em um bosque nas redondezas da cidade. Enéas, Dido e a corte da rainha participam de uma caçada, interrompida por uma tempestade provocada pelas feiticeiras. Os cortesãos fogem para o palácio, deixando Enéas a sós. O heroi acredita ver o deus Mercúrio - na realidade, uma feiticeira disfarçada. O falso deus diz a Enéas que, por ordem de Júpiter, ele deve retornar a Troia e construir uma nova cidade sobre as ruínas da antiga. Enéas preocupa-se com a perspectiva de ter de relatar sua partita à amada. O terceiro ato acontece no porto de Cartago. Enéas e seus companheiros troianos estão de partida, enquanto as feiticeiras comemoram o triunfo. Dido sofre com o abandono, e Enéas afirma que pretende contrariar Júpiter e permanecer em Cartago. Dido rejeita a ideia e Enéas parte. Após expressar sua dor em um lamento, a rainha morre de dor, e seu corpo é consumido pela pira funerária.
FICHA TÉCNICA
Ópera
Henry Purcell (1639-1695)
Libretto de
Nahum Tate (1652 -1715)
Concepção Geral e Direção
Antônio Araújo
Direção Musical e Regência
Tiago Pinheiro
Dido - Luisa Francesconi meio-soprano
Enéas - Leonardo Neiva barítono
Belinda - Rosimeire Moreira soprano
Feiticeira - Silvia Tessudo meio-soprano
Segunda Dama - Marly Ramos soprano
Primeira Bruxa - Eliane Aquino soprano
Segunda Bruxa - Heloisa Junqueira meio-soprano
Espírito - Helder Savir contra-tenor
Marinheiro - José Palomares tenor
Atores
Flávia Maria
Luciana Schwinden
Marília De Santis
Miriam Rinaldi
Roberto Audio
Sergio Pardal
Sergio Siviero
Gabriel Theodoro (criança - participação especial)
Direção de Arte
Marcos Pedroso
Desenho de Luz
Guilherme Bonfanti
Diretora Cênica Assistente
Eliana Monteiro
Desenho de Movimentação do Coro
Miriam Rinaldi
Criação
Teatro da Vertigem
Assistente de Direção de Arte
Mario Brandão
Figurinista Assistente
Rita Guimarães
Assistente de Figurinos
Fernando Zucolotto
Pianista Ensaiador
Thiago Rodrigues e Karin Uzun
Coral Paulistano
Regente Titular
Tiago Pinheiro
Pianistas
Renato Figueiredo
Rosana Civilé
Sopranos
Anita Dexler
Dênia Campos
Hye Kyung Hong Kim
Mitsue Sakamoto
Narilane Camacho
Sira Milani
Vanessa Mello de Souza
Vera Platt
Contraltos
Cláudia Arcos
Daniela de Carli
Kátia Novaes
Lucia Stopliglia
Maria Lucia Waldow
Renata Mumme Pesciotto
Samira Kalil Rahal
Silvana Ferreira
Tânia Viana
Tenores
Alexandre Bialecki
Danilo Stollagli
Fernando Grecco
José Antônio Palomares
José Fernando de MattosPedro Vaccari
Ricardo Iozzi
Sérgio Werneck
Baixos
Ademir da Costa Silva
Flávio Costa
Jan Szot
Jonas Mendes
José Maria Cardoso
Josué Alves Gomes
Paulo Menegon
Paulo Rocha Vaz
Xavier Silva
Inspetor
Ivo Barreto
Camarata Barroca
Primeiros Violinos
Cláudio Michelleti
Gilliard Tavares Reis
José Fernando Pereira
Pedro Gobeth
Segundos Violinos
Luís Fernando Dutra
Jean Paulo Casimiro
Paula Andréa Vasques
Violas
Estela Cerezo Ortiz
Sarah Pires do Nascimento
Violoncelos
Julio Cerezo Ortiz
Rafael Cesário Oliveira
Contrabaixo
Alexandre Iurcik
Contínuo
Karin Uzun
Teorba
Guilherme de Camargo
Preparação Fonética
Zoe Ramsdem (coralista convidada)
Dramaturgismo
Sílvia Fernandes
Tradução do prólogo e epílogo
Maria Silvia Betti
Fotografia
Nelson Kao
Estagiários de Direção (CAC-ECA-USP)
Daniela S. Lobo Stirbulov
Daniel de Azevedo Cordova
Maria Emilia Faganello
Direção de Palco
Octávio Simões
Assitente de Iluminação/operação
Grissel Piguillem
Legendas
Ato Primo
Tradução de Legendas
Eddynio Rosseto
Produção Executiva - Teatro da Vertigem
Janaína de Assis
Produção Executiva - Teatro Municipal
Patrícia Venâncio
Direção de Produção
Eliane Laxx
Central de Produção
Coordenadoria
Lauro Lemes
Setor de Cenários
Aníbal Marques
Setor de Figurinos
Elisa Gaião
Setor de Catalogação
Marcella de Lucca
Ivani Umberto
Sonorização
Sérgio Ferreira
Técnicos
Fernando César Silva
Adriano Gabriel
Lourival Fonseca
Yuri Mello
Marcos Santos
Darcio dos Santos
José de Alemeida Nenca
Lúcia Helena Alves
Regiane Alencar
Maria Marconato
Leonor Oliveira Guerra
Antônio Marcos da Costa
Fernando Ferreira Augusto
Francisco de Figueiredo
Wilson José Luís
João Batista da Cruz
Jorge do Espírito Santo