top of page

APOCALIPSE 1,11

2000

Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"
Fotos de "Apocalipse 1,11"

No segundo semestre de 1998 o Teatro da Vertigem se dedicou ao seu próximo projeto: a criação de um texto dramático a partir do texto bíblico O Apocalipse de São João. Fim dos tempos ou começo de uma nova era? O final de milênio parece conter ambos os comportamentos: o terror da aniquilação total e a utopia de uma nova civilização. Daí o interesse em investigar esta zona de tensão e ansiedade que ora vivemos, em todas as suas contradições. Atos terroristas, crimes em massa, guerras étnicas estão na ordem do dia. A violência gratuita, sem causa e justificativa, nos lança na região do absolutamente incompreensível e nos confronta com a questão do Mal. Decadência de valores? Manifestações da Besta Apocalíptica? Ou simplesmente traços característicos, ainda que indesejáveis, da condição humana? A crença no fim dos tempos parece dizer respeito não apenas à ansiedade provocada por uma data numérica no calendário, mas também a essa nossa própria condição. Aqui, os horizontes individuais e coletivos se interceptam. À percepção subjetiva da passagem do tempo, do envelhecimento e morte que cada um de nós vivencia, mistura-se um sentimento coletivo, uma consciência universal sobre o confronto com a Morte e a transitoriedade. Um final de milênio parece nada mais fazer do que intensificar e ampliar estas percepções. Esperamos com esta pesquisa, mais do que pintar quadros de salvação ou de destruição, questionar e refletir sobre esta dialética de esperança e terror, presentes nesses anos. E o que talvez este trabalho proponha seja, de fato, um mergulho nesta época de confusão e crise, nesse "tempo de transição" e, em última instância, um confronto com a inevitabilidade dos nossos próprios apocalipses pessoais. Ao trazer o mito apocalíptico para o espaço do presídio, o Teatro da Vertigem entra em contato com a memória dos excluídos sociais, no confronto turbulento com o imaginário da prisão.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia

Fernando Bonassi

Atores

Joelson Medeiros - Anjo Poderoso (2000-2003)

Luciana Schwinden - Talidomida do Brasil, Homem Machucado

Luis Miranda - Carteiro, Policial Fundamentalista, Benedito, Pastor Alemão e Palhacinho 1

Mariana Lima - Babilônia (2000)

Mihlen Cortaz - Anjo Poderoso (2003)

Mika Winiavier - Babilônia (2002)

Miriam Rinaldi - Noiva, Palhacinho 2

Roberto Audio - Senhor Morto e Besta

Sergio Siviero - JuizVanderlei Bernardino - João

Participação especial

Aline Arantes - Criança (2000)

Kathlen Monteiro - Criança (2002)

Alan Frabrício e Sabrina (casal de sexo explícito- 2002)

Amanda Viana e Wagner Viana - (casal de sexo explícito - 2000)

Kleber Vallim - Policial Fundamentalista, Coelho, Chacrinha, Go-go Boy, Pai (2000)

Elenco convidado

Alexandre Russin, Douglas Estevan, Eduardo Avelino, Gil Guiuzo, Marçal Costa, Pedro Vieira, Pedro Moutinho, Sérgio Guizé e Tales Vinicius como Policiais Fundamentalistas e Adoradores (2000)

Direção de arte

Marcos Pedroso

Direção musical e trilha sonora

Laércio Resende

Assistente de direção

Marcos Bulhões (2000), Eliana Monteiro (2002)

Figurinos

Fábio Namatame

Desenho de luz

Guilherme Bonfanti

Direção de cena e administração

Eliana Monteiro

Assistente de Direção de cena

Stella Marine e Verena Gorosthiaga

Desenho de som

Kako Guirado - Usina Sonora

Operação de som

Claudio Gutierrez, Luciano Jesus Mendes (2000-01)

Operação de luz e assistência

Fernanda Carvalho, Luciana Facchini (2000-01), Camilo Bonfanti (2004)

Contra-regra

Zan Martins

Montagem Técnica Cenografia

Carol Ferreira, Daniela Carmona, Fabrício Lopez, Felipe Espíndola, Meire Lima, Marina Reis

Oséas Borges, Tomi SatoZan Martins, Zé Ferreira

Cenotécnica

André Chimanski Esmeraldo e equipe, Fabricio Lopez, Leonardo Bezerra, Marcos Vinício, Fernandes, Vinicius Simões, Serralheria Cezar Almeida

Adereços

Márcia de Barros

Iluminação

Alexandre Bafé, Camilo Bonfanti

Cocada

Jeová, João, Miló Martins, Oséas Borges

SomUsina Sonora - André Melhado

Produção executiva

Adriana Oddi (2000), Silvania Barbosa (2000)

Bilheteria

Cláudia Veloso (2000), Cláudio Queiroz(2002)

Limpeza

Edson Ribeiro dos Santos (2000)

Fotografia

Claudia Calabi, Claudia Garcia, Edouard Fraipont, João Wainer, Lenise Pinheiro, Luciana Facchini, Marisa Bentivegna, Renato Chaui

Documentação em vídeo do processo

Berenice Haddad Aguerre

Designer gráfico

Luciana Facchini

Produção executiva

Paulo Farias (2001), Roberta Koyama (2001)

Assessoria de imprensa

Canal Aberto - Márcia Marques

Direção de produção

Fernanda Signorini (2000), João Fredericci (2002)

Produção de Viagem

Marcos Moraes (2000), Daniel Zanardi (2002)

Colaboração no projeto

Celso Cruz - dramaturgismo (primeiro workshop), Débora Serrecielo - atriz (primeira fase), Gilles Chaissing - produção (primeira fase)

Realização

Teatro da Vertigem

Sociedade

Pró Projeto Teatral Dano Brasileiro

Concepção e direção geral

Antônio Araújo


Apocalipse 1,11 foi desenvolvido no período de outubro de 1998 a janeiro de 2000.

O espetáculo teve ensaios abertos a partir de 25 de novembro de 1999 e estreou em 14 de janeiro de 2000 no Presídio do Hipódromo, em São Paulo.

 

por patrícia cividanes 2015
bottom of page